terça-feira, 6 de novembro de 2012

TERAPIA SEXUAL

O psicoterapeuta sexual cuida dos problemas que envolvem o casal, o relacionamento conjugal e amoroso, as dificuldades emocionais associadas à sexualidade (parafilias, abuso sexual, depressão, ansiedade), as dificuldades comportamentais (falta de educação na infância para a sexualidade, falta de conhecimento ou de técnicas sexuais) e as disfunções sexuais de causa psicológica ou emocional. Já a medicina sexual auxilia o tratamento com as abordagens orgânicas, cuidando de cirurgias, tratamento médicos e hormonais. 

Além disso, o tratamento também é indicado nos casos de parafilias ou desvios sexuais, quando o indivíduo se excita somente com objetos ou situações que escapam às normas socialmente aceitas, como o fetichismo, o masoquismo e a pedofilia. A terapia sexual ainda trata do transtorno de identidade de gênero, quando o homem ou a mulher apresentam dificuldades em lidar com o sexo biologicamente estabelecido. 


De acordo com Oswaldo M. Rodrigues Jr, diretor e psicoterapeuta do Instituto Paulista de Sexualidade, ex-presidente da SBRASH (Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana) e autor de 17 livros sobre sexualidade, entre as principais queixas levadas ao consultório pelos homens estão a disfunção erétil, seguida da inibição do desejo sexual e da ejaculação precoce. Já as mulheres reclamam da inibição do desejo sexual, dificuldades em obter orgasmos (anorgasmia) e vaginismo. 


A terapia sexual também pode auxiliar o casal com dificuldades em seu relacionamento, tratando da inadequação sexual, como as diferenças de necessidades sexuais, formas e freqüências do ato sexual, e da expressão da sexualidade entre os cônjuges. 



Guia da semana