terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Dr. Luiz Mauro na Revista Perfil Médico

Acompanhe o artigo que o Dr. Luiz Mauro escreveu para a edição de Fevereiro da Revista Perfil Médico:





terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Reposição hormonal também é indicada para homens



Os problemas de saúde que surgem com o passar dos anos, como a redução dos hormônios, não é exclusividade das mulheres. A popularmente conhecida “andropausa” – na verdade um termo incorreto, faz analogia a menopausa – afeta os homens a partir dos 40 anos e é denominada Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM) ou Hipogonadismo Senil. Os sintomas, segundo o urologista Luiz Mauro Coelho Nascimento, vão desde a diminuição do desejo sexual a piora da qualidade das ereções, e assim como nas mulheres, pode causar depressão, osteoporose , alteração de humor e insônia.
No Brasil, segundo o especialista, não existem dados estatísticos confiáveis sobre a incidência da DAEM, mas nos Estados Unidos estima-se que de 2 a 4 milhões de  homens apresentem o problema e pequena parcela deles recebe tratamento. Para o médico, mesmo a queda dos hormônios masculinos sendo lenta e progressiva em relação às mulheres, o crescente aumento da expectativa de vida fará com que a “andropausa” chegue a todos os homens em idade mais ou menos avançada. “Nos últimos anos o interesse em estudos envolvendo o homem idoso aumentaram significativamente, trazendo uma relação muito forte entre hormônios masculinos e função sexual, osteoporose, depressão e qualidade de vida”, disse o especialista.
A redução da testosterona pode ainda estar associada a algumas doenças como obesidade, estresse, diabetes, Aids, alcoolismo e insuficiência renal, hepática e respiratória. Para o diagnóstico em pacientes com suspeita de hipogonadismo senil, recomenda-se procurar um especialista e fazer uma avaliação laboratorial, com a dosagem da testosterona biodisponível. “Se diagnostica a DAEM, poderá ser realizada a reposição hormonal. O tratamento é contra-indicado para pacientes com de câncer de próstata ou mama, obstrução urinária grave e apnéia do sono”, afirmou Luiz Mauro. 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A doença que atinge milhões de brasileiros

O cálculo urinário, popularmente conhecido como pedra nos rins, é uma enfermidade que atinge de 5 a 10% da população, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN)



A pedra nos rins é resultado da saturação de sais e outras substâncias que ficam acumuladas na urina formando os cálculos, que geralmente são eliminados espontaneamente. Quando não causam obstrução urinária, podem evoluir para uma infecção ou provocar a presença de sangue na urina.
A ingestão insuficiente de líquidos é uma das principais causas da formação de cálculos renais. Beber pouca água prejudica a eliminação dos sais minerais do organismo que se acumulam lentamente até formarem a pedra.
É comum o diagnóstico em pessoas acima de 40 anos, mas a doença pode atingir adolescentes e crianças. O estudante Pedro Henrique Torrano se assustou ao saber que aos 23 anos e em plena forma física foi diagnosticado com pedra nos rins. “Quando o médico me informou da pedra, fiquei confuso, pois pratico esportes e pensava que pedra nos rins era doença de pessoas mais velhas”, afirmou.
A intervenção cirúrgica já não é usada com tanta frequência como no passado, Atualmente, com a evolução de métodos diagnósticos, é possível identificar pequenos cálculos urinários menores do que 0,5 cm, que provavelmente nem seriam notados. Já a cirurgia só é indicada para casos específicos que tenham algum tipo de complicação, como afirma o urologista Luiz Mauro Coelho Nascimento. “O diagnóstico de cálculo renal está mais moderno e eficaz e a cirurgia tende a ser o último dos recursos, para pacientes com cálculos maiores, acompanhados de dor, infecção, ou obstrução. O tratamento clínico deve ser feito com técnicas progressivamente mais agressivas até que elimine as pedras”, disse.

Dr. Luiz Mauro Coelho, deu algumas dicas para evitar a doença

Livre-se desta “pedra no caminho”

Existem diversas maneiras para evitar a doença, desde ingestão de líquidos a medidas dietéticas. Confira as dicas e fique livre de qualquer transtorno.
  • Pratique esportes e atividades físicas;
  • Beba muita água e sucos;
  • Evite sal e açúcar em grande quantidade;
  • Evite sucos de maçã e de laranja;
  • Água sem gás e sucos de frutas ralos são ideais para limpar os rins e mantê-los saudáveis.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Qual a hora certa para procurar um terapeuta sexual?



Vergonha. Pudor. Reconhecer que realmente existem problemas na sua vida sexual. Difícil, não? Se aceitar que os obstáculos são reais já é complicado, imagine pedir ajuda...
Há alguns anos, ir ao psicólogo era visto com maus olhos. "Eu não estou doente, então para que ir?", argumentavam algumas pessoas. Este mesmo estigma assola, hoje, a visita à um terapeuta sexual. Ir com o namorado ou marido então, parece cena de ficção científica.
Reveja seus conceitos. Os problemas sexuais têm solução se forem tratados com um especialista adequado. Para os homens, o caso da disfunção erétil têm muitas chances de grandes progressos. Portanto, livre-se dos preconceitos e assuma o que é melhor para você!