quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A importância do check up anual para a saúde do homem


Por Luana Roque - Kompleta Comunicação

No Brasil a cada três pessoas adultas que morrem duas são homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm maior incidência de doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os homens vivem cerca de 7,6 anos menos que as mulheres e uma das principais causas do número de óbitos é recorrer ao médico apenas quando a doença está em um estado avançado.
 Por essas razões, a realização periódica de um check-up é essencial para quem pretende manter a saúde em dia, já que a descoberta precoce de certas doenças é um importante passo no processo da cura. A denominação check-up é uma palavra de origem inglesa que significa controle e indica a realização de exames médicos regulares, uma ferramenta essencial para a manutenção da saúde.
 Mesmo diante dos inúmeros benefícios deste procedimento, muitos homens só procuram auxílio médico quando já estão seriamente doentes, pois a atitude de comparecer com frequência ao médico não faz parte da cultura dos brasileiros.
 Homens e mulheres com idades entre 45 e 55 anos são aconselhados a realizar um check-up pelo menos uma vez ao ano, assim permanecem cientes do que está acontecendo com o seu organismo. “A avaliação anual é importante para diagnosticar possíveis patologias em sua fase inicial, que podem ser tratadas da melhor maneira ou mesmo serem evitadas”, afirma o urologista Dr. Luiz Mauro Coelho Nascimento.
Dentre os exames do check-up estão: hemograma, creatinina, glicemia, colesterol total e fração, triglicérides, ácido úrico, urina rotina, fezes (parasitológico), parte renal, eletrocardiograma, ergométrico, raios-x do tórax, entre outros. E com relação à saúde do homem, o Antígeno Prostático Específico (PSA) e exame do toque retal.

O urologista enfatiza a importância do acompanhamento, por meio dos exames. “Inúmeras patologias podem ser detectadas precocemente através do check-up preventivo. Outras tantas, crônicas ou não, podem ter seu curso alterado de forma a proporcionar uma adequada qualidade de vida aos pacientes, que assim podem controlar melhor as manifestações das mesmas e evitar o surgimento de complicações futuras. Portanto, é de extrema importância realizar a avaliação com periodicidade adequada”, disse.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Dica de saúde: Não deixe de beber água!

Você tem preguiça de levantar diversas vezes ao dia para beber água? Acha que não serve para nada? Saiba que manter uma garrafinha por perto pode fazer muito pela sua saúde, beleza e até o humor! A seguir, veja ótimos motivos para beber água regularmente:


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Comum em mulheres, infecção urinária é muito mais grave quando atinge os homens


A questão é que a anatomia da mulher é muito suscetível a ter bactérias e enfim a infecção. Já no homem, a infecção urinária está relacionada à próstata.
Causada nos homens, em sua maioria, por infecções na próstata, a doença tem sintomas como ardores e febre. Quando não tratada, pode levar a uma infecção generalizada no organismo.
Glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino, a próstata é responsável pela produção do líquido seminal.
Para prevenir o desenvolvimento de doenças e infecções, é necessário que o homem tenha cuidados frequentes.
Beber bastante água, cuidar da higiene e consultar um médico podem ser alguns dos caminhos para a prevenção não só da infecção urinária, como de outras doenças relacionadas ao órgão sexual.
Fique atento aos sintomas
Um estudo da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) afirma que 44% dos homens na faixa etária dos 40 anos jamais foram ao urologista.
Ficar atento aos sintomas é o principal meio para identificar a infecção, e suas causas tanto em homens, quanto em mulheres.
— Há dois sintomas típicos da doença. O primeiro é parecido com o da mulher: a ardência para urinar. Outro, que não é comum, é a febre.
Viagens longas, roupas velhas e relações sexuais são consideradas algumas das causas desencadeadoras da infecção urinária, principalmente em mulheres. Segundo especialistas, essa informação não é verdadeira.
— Viagens longas, roupas velhas são um mito. Além disso, relações sexuais não são transmissoras da infecção.
O tratamento da infecção no homem é feita por via oral, com antibióticos.
— A primeira coisa que deve ser feito é investigar o que levou a infecção e trata-la, sem isso, o tratamento feito por via oral, o mesmo feito na mulher, não tem efeito.
Se não for tratada, a doença pode se proliferar por outros órgãos como uretra, bexiga, rins e chegar até a uma infecção generalizada no organismo, levando ao óbito.
Fonte: R7

terça-feira, 14 de janeiro de 2014