terça-feira, 25 de março de 2014

Mude os seus hábitos alimentares e previna-se contra o câncer


No “Dia da Saúde e Nutrição”, celebrado em 31 de março, várias ações serão realizadas no país com o objetivo de chamar a atenção das pessoas sobre hábitos que podem prevenir doenças graves, como uma boa alimentação, exercícios físicos e outras atividades que promovem qualidade de vida.
Câncer
 Um relatório publicado em fevereiro de 2014 pela Organização Mundial de Saúde alerta que os casos de câncer aumentarão cerca de 50% até 2030. Ano em que serão diagnosticados em todo o mundo quase 22 milhões de pessoas com a doença. Ao mesmo  tempo, as mortes por câncer passarão de 8,2 milhões a 13 milhões por ano. Essas tendências são acompanhadas pelo aumento e o envelhecimento da população, e pela adoção de hábitos de risco.
Segundo a oncologista, Dra. Paula Philberto Lajolo Canto, estes dados podem diminuir se as pessoas se conscientizarem que câncer pode ser prevenido. “Se diminuirmos os fatores de riscos que estamos expostos é possível dimunuir á incidência destes tipos de câncer. Dentre as atitudes possíveis, destaco a interrupção do tabagismo e do alcoolismo, e adoção de uma dieta saudável que forneça alimentos com menores concentração de nitritos”, destacou
Alimentação
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que muitos componetes da alimentação têm sido associados com o processo de desenvolvimento do câncer, principalmente de mama, colon (intestino grosso) reto,  prostáta, esôfago e estômago. No Brasil, observa-se que os tipos de câncer que se relacionam aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de mortalidade pela doença.
Alguns alimentos, se consumidos regularmente durante muito tempo, fornecem o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar. Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação; neste grupo estão incluídos os que contém grandes quantidades de gordura.
Existem também os que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos, como por exemplo, os nitritos e nitratos usados para conservar alguns tipos de alimentos, que se transforma em nitrosaminas no estômago.

Além de ter hábitos saudáveis, a Dra. Paula Lajolo ressalta a importância de exames períodicos. “No caso do câncer gástrico e do câncer de esôfago as chances de cura em cinco anos podem aumentar aproximadamente 15 vezes, quando a doença é detectada precocemente”, afirma.