terça-feira, 29 de julho de 2014

Saiba mais sobre a importância do check up anual



A realização periódica de um check-up é essencial para quem pretende manter a saúde em dia, já que a descoberta precoce de certas doenças é um importante passo no processo da cura. A denominação check-up é uma palavra de origem inglesa que significa controle e indica a realização de exames médicos regulares, uma ferramenta essencial para a manutenção da saúde.

Mesmo diante dos inúmeros benefícios deste procedimento, muitas pessoas só procuram auxílio médico quando já estão seriamente doentes, pois a atitude de comparecer com frequência ao médico não faz parte da cultura dos brasileiros, principalmente quando se fala do sexo masculino.

Homens e mulheres com idades entre 45 e 55 anos são aconselhados a realizar um check-up pelo menos uma vez ao ano, assim permanecem cientes do que está acontecendo com o seu organismo. A avaliação anual é importante para diagnosticar possíveis patologias em sua fase inicial, que podem ser tratadas da melhor maneira ou mesmo ser evitadas.
Dentre os exames do check-up estão: hemograma, creatinina, glicemia, colesterol total e fração, triglicérides, ácido úrico, urina rotina, fezes (parasitológico), parte renal, eletrocardiograma, ergométrico, raios-x do tórax, entre outros. E com relação à saúde do homem, o Antígeno Prostático Específico (PSA) e exame do toque retal.

Estes exames oferecem informações sobre a função do fígado, dos rins, presença ou não de parasita e vírus no organismo, assim como condições do sangue ao nível das plaquetas, açúcar e ferro entre outros dados que o médico poderá interpretar melhor de acordo com a queixa apresentada pelo paciente, caso ela exista.

Inúmeras patologias podem ser detectadas precocemente através do check-up preventivo. Outras tantas, crônicas e incuráveis, podem ter seu curso alterado de forma a proporcionar uma adequada qualidade de vida aos pacientes, que assim podem controlar melhor as manifestações dos males e evitar o surgimento de complicações futuras. Portanto, é de extrema importância realizar a avaliação com periodicidade adequada.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Dr. Luiz Mauro no programa Depois do jeans

No programa Depois do Jeans, no Canal da Gente, o Dr. Luiz Mauro falou sobre a sexualidade na terceira idade.
Assista ao programa na íntegra: http://www.canaldagente.com.br/m/videos/view/DEPOIS-DO-JEANS-05-de-Julho-2014